terça-feira, 9 de junho de 2009

Curso de Integracao Social

Inburgering eh um orgao Regial, diria meu professor Nicolas, que nao diz coisa com coisa, chama a atencao por conversas alheias e briga quando estamos atrasados.
O post nao eh para explicar o que eh Inburgering, mas para falar um pouquinho sobre o curso de Integracao Social.
O curso tem duracao de 8 semanas. Sao 3 dias por semana, totalizando 9 horas.
Eu faco o curso em Portugues. Meu professor eh Belga, mas ja passou algum tempo no Brasil e Portugal e fala Portugues. Ele eh meu "dificil", mas deixa isso pra la.
Eramos 16 pessoas no inicio, 6 brasileiros, 9 Portugueses e 1 cabo verdiana.
Hoje somos apenas 8. Muitos desistiram do curso, nao sei o motivo.

Nao tenho problema com ninguem da classe, muito pelo contrario, eu dou muitas risadas e adoro o pessoal todo. Adoro quando os Portugueses falam... adoro o Portugues deles! (risos)
E bato papo com as meninas, Paula, Zaida e Julia (de Cabo Verde) sao as mais chegadas!

Na minha pobre opiniao, as aulas nao sao muito produtivas. Nao que eu nao aprenda, mas eu esperava saber um pouco mais de historia, leis, cultura.. Por que ouvir meu professor falar mal da parte francesa e do idioma e que Frances eh um idioma colonizador... bom, nao tiro muito proveito disso.
E por falar em idioma, quase todos os dias esse assunto aparece. Pois estamos na Belgica, na parte em que o idioma eh o Nederlands (holandes), sabemos que eh nosso dever aprender-lo. E pra mim nao tem problema nenhum, estou aprendendo, gosto... mas o problema sao as reclamacoes que ouvimos sobre o mesmo. Por exemplo, existe um Portugues na minha classe que esta aqui ha 4 anos. Chegou com a esposa e os filhos, ambos arrumaram trabalho sem falar a lingua. Porem, hoje em dia, com essa crise e novas leis que exigem o idioma para qualquer tipo de trabalho, eles estao desempregados e revoltados! ninguem aprende a lingua em 1 mes, nem em 1 ano se brincar... e durante esse tempo, sem trabalho, como faz?
E outras coisas que ouvimos "somos europeus, deverimos ter uma ajuda financeira". Bom, quem sou eu pra falar alguma coisa?????
Eu tenho que admitir que nao eh facil ficar sem trabalho, depender de esposo/esposa, ter dificuldades financeiras. Nao eh mesmo! Mas eu sei que existem muitas oportunidades por aqui. Porem, existem exigencias, e uma delas eh falar Nederlands.
Leva tempo, mas eh investimento e eu estou bem disposta a investir.

Hoje mesmo fui ao VDAB, um orgao que ajuda a encontrar trabalho, estudo e oportunidades na Belgica. Tive uma conversa de 30 minutos. A consultura me explicou muitas coisas, conferiu meu cadastro e me ofereceu um curso de orientacao profissinal, onde conhecerei as oportunidades de trabalho e carreira por aqui. Aceitei. Comeco provavelmente no mes que vem.

Depois disso poderei estudar, fazer um curso na area que escolher e investir no idioma, essa eh a primeira coisa que preciso fazer.

Agora se eu quiser parar de estudar, ter apenas o basico, nao tem problema, mas eu nao vou conseguir ir muito longe... e isso eu nao quero.

2 comentários:

Luciana disse...

Oi...sempre venho aqui, mas sempre caladinha!!
Concordo com vc, aprender a lingua nativa é fundamental!!!
Beijos

Deby-abelha disse...

Aluna aplicada!!!!

Quel, desde domingo estou sem mail. Alguém entrou na minha conta e passou a usar meu endereco para enviar vírus para todos os meus contatos. Eu denunciei para o msn, mas aí a minha entrada também ficou bloqueada.
Por favor me passa teu mail lá no blog q vou te mandar meu endereco eletronico novo.

Bjos