terça-feira, 12 de maio de 2009

Aprender Holandês

Meu curso de Holandês terminou hoje. 
Foram 2 meses de aulas, 4 vezes por semana.
Ir pra escola foi ótimo, pois além de aprender o idioma, eu conheci muitas pessoas bacanas de diferentes países e culturas. Algumas apenas cumprimento ou converso por alguns minutos no intervalo, alguns ficaram um pouco mais próximos e tivemos almoço juntos e alguns um pouco mais próximo, o que gerou grupo de estudo e visitas!
Eu ainda tenho muito o que aprender, esse foi apenas o primeiro módulo e ainda faltam 5, mas eu já aprendi tantas coisas!
Hoje consigo entender muitas coisas. Também já tento usar Nederlandes nas lojas e supermercados. Percebi que as pessoas aqui me dão muita atenção quando tento falar o idioma. Eu estou vendo isso no curso de orientação ... sobre idioma. Isso por que a Bélgica tem 3 idiomas oficiais (Holandês, Francês e Alemão), e os que falam Holandês, também falam francês  e Inglês, mas não gostam de falar outro idioma... mas isso eu vou contar em um outro post...
Enfim, toda vez que vou ao supermercado ou em uma loja de flores ou roupas, eu falo "Desculpe, eu não falo bem Holandês, mas vou tentar.." e as pessoas sempre me tratam bem e tentam me entender, isso é ótimo!
Bem que minha amiga Amaline que está 2 módulos na minha frente me disse que depois do 1.1 eu falaria Holandês por ai. E ela estava certa!
O mais gostoso é falar com o Robert e ele ficar tão orgulhoso. E ainda falar com os sogros... receber e-mail da minha sogra em Holandês e RESPONDER!!!
Estou amando isso!

Meus exames são em 2 dias... mas estou confiante que me sairei muito bem!!!!

7 comentários:

Deby-abelha disse...

É isso mesmo. Temos que nos esforcar para nos engajar num novo estilo de vida e o primeiro passo é a língua.

Tenho certeza que o Robert ainda vai se orgulhar muito mais.

Beijos

Unknown disse...

Raquel vou deixar meu scrap denovo!!
Raquel, adorei seu blog e vou me tornar uma seguidora. Você tem msn?? gostaria de falar com você pois pretendo me mudar pra Bélgica e meu noivo também é holandês. De qualquer forma vou deixar aqui o emu email r_carolaravena@hotmail.com um gde beijo e espero que me escreva.
Bjs!

Line disse...

Viu só Raquel!!!

Depois do primeiro nível de curso as coisas já ficam tão mais claras na nossa cabeça! É incrível a diferença que apenas dois meses estudando fazem na vida da gente, rs!
Vamos marcar aquele encontro, e vamos praticar um pouco de holandês!!!

Parabéns, tenho certeza de que se saiu super bem na prova!!!

Beijos!!!

Anônimo disse...

Oi,

aqui: http://www.s4ulanguages.com/neerlandes.html tem um curso de holandês, grátis!

S4U disse...

Desculpe, agora o link funciona :)

Aprenda holandês disse...

Aqui outro link de site para aprender o Holandes online.
http://www.dutchtutor.com/free-lessons/pg/1/lesson1.php

Anônimo disse...

Olá Raquel.. Parabens pelo Blog, gostaria de saber onde fez o curso, pois estou tentando aprender por sites e um cd que comprei na Holanda, em janeiro estou voltando para Holanda e ficarei 3 meses, gostaria de estar aprendendo.. um gde bjo!
Marissol