terça-feira, 5 de maio de 2009

Desabafo.

Há quase 4 meses eu deixei o Brasil.
Foi muito dificil partir, mas eu vim pra Bélgica pra viver meu sonho. Sim, o sonho de dividir minha vida com o Robert, começarmos uma família juntos... e estamos nos saindo muito bem nisso! Bom, mas não é sobre isso que escrevo hoje.
Cheguei no inverno,  um longo e duro inverno, o mais frio dos últimos 12 anos. Choveu MUITO, e meu meio de transporte já era a bicicleta. 
Arrumei um trabalho de babá logo na segunda semana, e o abandonei depois de 1 semana, pois descobri que não consigo mais cuidar dos filhos dos outros.
Fiquei 2 meses em casa e então fui pra escola. Nos dois meses de chuva, frio e não muitas atividades, eu chorei praticamente todos os dias, e domingo era o pior dia da semana para mim. Sim, pois me lembrava dos domingos que passava com minha família no Brasil.
Eu também não gostava da Bélgica. Achei (e acho) que aqui é sujo, que as pessoas são muito arrogantes e fechadas e não via beleza em lugar algum.
Ir pra escola foi a melhor coisa que me aconteceu. Principalmente agora. Eu entendo (pouco), mas entendo o que as pessoas falam, consigo ler as manchetes e entendo algumas propagandas na TV, e ainda consegui explicar para o tecnico que veio arrumar o aquecedor o que estava acontecendo,  em Holandês.
Com certeza o aprendizado do idioma é muito importante para se integrar ao novo país.
Também conheci pessoas de diferentes países. Hoje vejo as mulçumanas com outros  olhos, também os Judeus.

Hoje eu estou me apaixonando pela Bélgica. Adoro sair de bicicleta com o Robert e ver lugares diferentes.
Também vamos nos programas que o Integração nos oferece, como cinema, concertos e visitas a museus. Sempre encontramos pessoas interessantes por lá.
E é muito interessante descobrir como as pessoas aqui vivem.
Na escola, por exemplo, estamos aprendendo sobre refeiçoes, nome de alimentos e coisas do tipo. Nossa professora, que é Belga, nos contou que os Belgas comem batatas fritas pelo menos 1 vez por semana. Toda sexta-feira é dia de batatas fritas.
Tá, o que tem isso de interessante?
Eu sei lá! Eu simplesmente adoro saber qualquer coisa sobre esse povo! E me divirto!

Robert e eu também estamos felizes na igreja. Já fizemos amigos e temos encontros mensais com eles. Somos 4 casais de diferentes países e damos muitas risadas juntos. Próximo encontro será um almoço aqui em casa por sinal.

Meu relacionamento com o Robert vai muito bem. Nos amamos demais e estamos crescendo. Somos grandes amigos e damos gargalhadas..... delícia!

Eu ainda sinto uma saudade imensa do Brasil. Dos meus amigos, dos meus pais, avós, da Bruna e do Gabriel... Sinto vontade de comer bife, de assistir Globo Reporter  e RR Soares. Sinto saudades da Fonte da Vida, igreja que eu amo. Sinto saudades de ver meus vizinhos jogando bola na rua e de gritar "oi vizinho!". Ai como eu sinto saudades de ouvir meu pai chegar em casa... eleassobia no portão.  Sinto saudades da Karina, da Mandy que me faz feliz, do cunhado pescador e da Camila pegando no pé dele...
Saudades de ver a casa cheia... Saudades também da minha vida de Au pair. Dos meus dias super corridos com 4 kids super agitadas, mas muito queridas! Saudades da minha amiga Deb, que se tornou uma irmã. Saudades de ir pra Copenhagen encontrar a Dri e a Eli... Saudades de bater papo com a Mariana, de assistir American Top model com a Mella.
Mas minha vida mudou. Todos os dias quando vou dormir eu penso que abril 2010 está mais próximo e meus pais estão vindo me visitar, que vou pra Suécia visitar a Deb e conhecer o Calle este ano, que vou encontrar a Dri no casamento da Eli... e que terei filhos! Filhos, gente, filhos!

Eu aprendi que nessa vida tudo tem um preço, e no meu caso o amor custa um pouco  caro, mas com certeza vale a pena.

E eu aqui escrevendo, me vem a memória os meus sonhos de adolescencia. Ah eu queria um amor, um amor pra vida toda. 
E Deus me prometeu um amor... e Ele cumpriu.
E é esse Deus que estava comigo no Brasil, na Dinamarca e está comigo hoje. É o amor de Deus que me da força e graça pra suportar a saudade e sorrir pras pessoas que mal olham pra mim.

Nossa, eu comecei escrevendo sobre uma coisa e acabou saindo outra.

Resumindo, eu estou feliz, confusa as vezes, mas feliz.
Sei que sou muito abençoada.  

Um comentário:

Mandy disse...

AAAIINN kelks.. sinto tantoo sua falta!! mto mais do q eu imaginava!! sinto falta dos seus conselhos, das risadas, dos seus bordões, caras e bocas... COMO EU QUERIA PODER TE ABRAÇAR!!!
Com certeza, vc deixou vazioo enorrme aki!! É uma honra pra mim saber q faço parte de suas boas lembranças.. e tenha certeza, de q vc sempre estará presente nas minhas!! Olha aííí.. Choreii jáá!! rsrsr
Bom .. o + importante disso q escrevi eh q Amo vc kelks, e saber q vc está feliz [mesmo q as vezes confusa] me deixa Muito feliz tbem!!! =D

um beijão Sister!