sexta-feira, 20 de março de 2009

Mitos sobre alimentação.

Eu, Raquel, confesso que estou viciada em blogs de emagrecimento. Passo muito tempo na Internet lendo o que minhas colegas  em busca do peso ideal comem, quanto perdem e quando jacam. Adoro!

Eu também tenho lido revistas sobre limentação, pois eu até tenho facilidade para emagrecer, mas o que quero é ter uma alimentação saudável também.

Bom, minha alimentação mudou MUITO depois que me casei. Robert é muito saudável, come muitas frutas, legumes e verduras, e agora eu também como, mas sabe como é recém casada... compra um monte de coisas gostosas e engordativas... ai ai

Bom, vamos ao que interessa. Eu estava lendo a revista Epoca online e encontrei essa matéria "Seis mitos sobre alimentação", por Laura Lopes , e resolvi compartilhar.


Frutas e verduras frescas são mais saudáveis que as congeladas ou enlatadas. 

MITO: Pesquisas científicas demonstraram que alimentos congelados e enlatados são tão nutritivos quanto os frescos. De fato, o licopeno dos tomates é absorvido com maior eficiência pelo organismo quando esses frutos são processados – na forma de molho ou catchup. Milhos e cenouras enlatadas também podem ser opções mais nutritivas


O peso corporal é um bom indicador de uma dieta saudável. 

MITO: Não existe pessoa com a mesma composição corporal que a outra. O peso é só um dos fatores de relação entre a dieta de alguém e sua saúde em geral.


Comer carboidratos provoca o aumento de peso. 

VERDADE: As calorias é que fazem com que engordemos. Comer muito carboidrato nos faz ganhar mais peso do que qualquer outra fonte calórica. Uma dieta rica nesse nutriente promove resistência à insulina e consequente acumulação de gordura.


Comer antes de deitar engorda. 

MITO: O que importa é o que se come e não quando. As calorias têm o mesmo efeito sobre o corpo em qualquer hora que as consumimos. Há evidência de que fazer as refeições regularmente, principalmente o café-da-manhã, ajuda a reduzir o consumo de gordura e diminui a vontade de comer outros alimentos – como guloseimas.


Comer açúcar causa diabetes. 

VERDADE: A falta de insulina ou a resistência a ela causa diabetes. Os alimentos que contêm muito açúcar também têm muitas calorias e comê-los em excesso pode causar aumento de peso. As pesquisas mostram que pessoas obesas ou com sobrepeso correm o risco de desenvolver resistência à insulina, portanto, diabetes do tipo 2


Fazer uma dieta da moda de vez em quando é uma maneira segura de perder peso rapidamente. 

MITO: Muitas dessas dietas são criadas por pessoas que não possuem informação científica e nutricional. Portanto, algumas delas podem ser prejudiciais, principalmente a pessoas com problemas de saúde. Se quiser emagrecer, procure um médico ou um nutricionista.

5 comentários:

Nana disse...

Miga, tbm adoro ler sobre alimentação, rs.
Olha, deixei um selinho pra vc lá no meu blog viu? Espero que goste.
ótimo fm de semana :)

Anônimo disse...

Muito legais as dicas, temos de analisar bem mesmo todos os fatores para não ficar acreditando em coisas que estão erradas!

Beijos

Deby-abelha disse...

Quel,

Obgda pela dica do site.
Amiga, o que está acontecendo com a nossa amizade? Se distanciando novamente?
Tu nunca mais apareceu no msn pra gente conversar... E eu ainda estou esperando resposta do último e-mail.

Bjo

AMALIA disse...

oi
passando a visitar vc por terras distantes
amalia

Nana disse...

Muito obrigada pelo apoio viu? Adorei seu incentivo!
Aualiza o blog né mocinha, quero saber das novidades, ahah!